Notícias — Saúde

Atividade física para o controle da hipertensão

A hipertensão, comumente conhecida como pressão alta, é uma inimiga silenciosa considerada uma das formas mais prevalentes de doenças cardiovasculares e um problema de saúde pública no Brasil. A pressão alta acomete até 44% da população adulta urbana, possuindo também considerável prevalência em crianças e adolescentes. O controle se faz principalmente por tratamento medicamentoso, embora, entre os pacientes em tratamento, poucos mantenham a pressão arterial (PA) controlada. Por outro lado, a prática de exercício físico é uma estratégia coadjuvante no tratamento da hipertensão, pois pode levar a reduções da PA e das doses de medicamentos (podendo até mesmo suspender seu uso), além de melhorar a qualidade devida.
Continue Lendo

A importância da atividade física para idosos

A prática da atividade física pode controlar e até mesmo evitar alguns sintomas de doenças, dentre os benefícios dos exercícios, pode-se destacar menor probabilidade de disfunções cardiovasculares, como aumento do consumo máximo de oxigênio, redução da pressão arterial e freqüência cardíaca em repouso, diabetes, osteoporose, depressão e ansiedade. A prática de exercício físico, além de combater o sedentarismo, contribui de maneira significativa para a manutenção da aptidão física do idoso. A atividade vai influenciar na autonomia do idoso, ele vai começar a realizar atividades que a muito não realizava, podendo se tornar uma pessoa independente.
Continue Lendo

Você sabe o que é EPOC?

Após a execução de uma sessão de exercícios, aeróbio ou contra resistência, a taxa metabólica permanece elevada em relação aos valores de repouso, para que o organismo retorne ao seu estado de equilíbrio. Esse momento, se chama EPOC (excesso de oxigênio consumido pós-exercício), caracteriza-se pelo consumo de oxigênio aumentado em relação ao período pré-exercício.
Continue Lendo

Outubro Rosa

Outubro RosaA F.Scherer entrou no clima do Outubro Rosa, iluminando toda a academia no tom da campanha e agendando para o último sábado deste mês, dia 27, um aulão de bike especial. Nesta data, todos os professores e alunos vão usar a camiseta do movimento que acontece no mundo todo, simbolizando a luta contra o câncer de mama. A onda começou em 1997, na Califórnia, e logo foi conquistando outras cidades e países despertando para a importância de detectar a doença no seu estágio inicial. O câncer de mama é um dos mais diagnosticados no mundo inteiro, só perde para o câncer de pele, mas se detectado ainda em estágio inicial as chances de cura podem ser de 100%.

Dislipidemias e exercício fisico

As dislipidemias é uma patologia que ocorre nos lipídios (gordura presente no sangue), são alterações metabólicas que aumentam as concentrações das lipoproteínas plasmáticas (hipercolesterolemia), essa doença pode ser de origem genética, que são as dislipidemias primárias, ou dislipidemias secundárias causada por doenças como diabetes melitos, insuficiência renal crônica, obesidade, alcoolismo, e também pelo uso excessivo de remédios como diuréticos, betabloqueadores, corticoesteróides e anabolizantes.
Continue Lendo



Página 1 de 2